top of page

Veterinária VivaVet

Aqui você encontrará um mini-guia para te ajudar a cuidar melhor do seu melhor amigo com amor, respeito e responsabilidade. Além de conhecer algumas de nossas novidades.  

Recomendações da nossa 

Veterinárias

A importância da Vacinação em dia

A melhor maneira de proteger seus animais é sempre deixando em dia a Carteirinha de Vacinação. Essa é a melhor forma de proteger cães e gatos contras várias doenças, que vão desde as causas por vírus, bactérias e microrganismo, como contra doenças infecciosas. 

Manter a vacinação em dia é um ato de amor! Mostra todo cuidado que você tem pelo seu animalzinho e fará toda diferença para a saúde e bem-estar deles. Melhorando a qualidade de vida de seus animais, assim como das pessoas que convivem com eles.

 

Como saber quando vacinar seu animal?


Para os Cães

  • Os esquemas vacinais serão organizados pelo Médico Veterinário. A maioria começa as vacinações a partir dos 45 dias de vida, com aplicação da vacina polivalente, conhecida como V10. As dose e frequências serão informadas pelo Veterinário que acompanha seu animal logo na primeira consulta do filhote.

  • Os cães que são resgatados das ruas acabam passando pelo mesmo processo de vacinação igual a dos filhotes, já que, como não é conhecido o histórico médico do animal, os Veterinários iniciam o tratamento como se fosse com um filhote do zero. 

  • Outra vacina muito importa é a antirrábica. É obrigatoriamente ser realizada anualmente essa aplicação. Controlar essa doença (que é uma zoonose fatal), depende totalmente da responsabilidade dos tutores manterem a vacinação em dia. 

  • Acreditem ou não os cães também precisam ser imunizados contra "gripe canina". O nome da doença causada é a Traqueobronquite Infecciosa Canina (TIC), conhecida popularmente como "Tosse dos Canis". É causada por vários microrganismos. É uma doença que é propagada pelo ar ou por contato direto com um animal doente, por isso, tratam-se de vírus muito contagioso. Por isso, locais onde se concentram muitos cães a doença se espalha mais rapidamente, por isso, ficou popularmente conhecida como "Tosse dos Canis". A vacina utilizada na VivaVet contra essa doença é a Pneumodog.  

  • Ainda existe a Vacina contra a Giárdia. A giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário que pode ocorrer em qualquer fase da vida do cão, podendo atacar filhote e cães idosos. Todo cuidado é pouco, já que é um dos protozoários que pode ser transmitida para os humanos. Então manter a vacinação da Giárdia em dia fará bem para seu cãozinho e toda sua família.

  • Lembre-se que o esquema de vacinas do seu animal deve ser repetida anualmente. 

Para os Gatos

  • Assim como os cães os gatinhos também precisam ser imunizados logo no início da vida. Com eles o calendário de vacinação começa a partir do 2º mês de vida, e para os gatos resgatados de rua (assim como os cães), seguiram o mesmo esquema de vacinação. As doses e frequências das aplicações da vacina polivalente felina (a V4), serão informadas pelo Veterinária na primeira consulta do gatinho. 

  • Além da polivalente, seus gatos também precisam ser imunizados contra a raiva anualmente. A aplicação da vacina antirrábica é tão importante para eles quanto para os cães, por se tratar de uma zoonose fatal. Então não esqueça de levar seu gatinho para tomar a vacina contra raiva, ok?adequadamente vacinada.

  • O esquema de vacinas nos gatos também deve ocorrer anualmente, assim como para os cães. 


Manter a carteira de vacinação em dia, manterá seu animalzinho livre de doenças que podem ser fatais. Então, sempre deixe a Carteira de Vacinação de seus animais em locais onde possam encontrar com facilidade e anotem em agendas quando devem receber as próximas doses.

Carteira de Vacinação

Passaporte animal exclusivo da veterinária vivavet

Essa é a nossa Carteirinha de Vacinação, com o nome de Passaporte da Diversão, foi pensada com carinho para que todos saibam da importância das vacinas em dia!

Além de calendário de vacinas tem muito mais coisas. A VivaVet pensou em tudo! Veja a imagem abaixo e confira!

Na Carteirinha de Vacinação da VivaVet você poderá incluir todas as informações do seu animalzinho, incluindo a foto dele. Colocar anotações importantes além do calendários de vacinação. Foi pensada exclusivamente para que você, o tutor, tenha sempre em mãos todas as informações necessárias durante o atendimento do seu melhor amigo.

Problemas Comportamentais

Como sei que meu animal está com febre?

Muitas vezes temos um cãozinho ou gatinhas que são muito agitados. Outros mais agressivos. Às vezes pode ser apenas um problema comportamental que com a orientação de um profissional de adestramento pode conseguir resolver.

 

Porém, alguns comportamentos podem ter um fundo clínico por trás. Às vezes algumas doenças e/ou dores podem fazer os animais agirem de forma diferente do normal.

 

Outros podem ter doenças mentais e /ou psicológicas, assim como os humanos (sim, principalmente os cães, podem ter algumas doenças mentais e /ou /psicológicas como Autismo, Depressão, Ansiedade), por isso, antes de apenas ir direto a um adestrador, é uma boa ideia levar seu animal a uma consulta com seu Médico Veterinário para descartar qualquer problema clínico ou mental.

 

Aí sim, se for apenas comportamental, ele mesmo irá indicar que procure um profissional da área de adestramento. 

cachorro emburrado querendo ir na veterinaria

A temperatura normal de um cão e de 37,5ºC a 38.5ºC, sendo normal ficarmos assustados que nossos cãezinhos  estão mais quentes que o habitual.

 

Mas como saber se está com febre ou não?

 

Realmente não é como os humanos. Só colocando a mão em seu animal você não conseguirá identificar. Caso você sinta que seu animal está prostrado e com temperatura corporal acima do que normalmente você costuma sentir, procure imediatamente um Veterinário, pois seu animal pode estar com febre. Assim, o Médico irá medir sua temperatura e verá quais as medidas necessárias a serem tomadas para melhorar o bem-estar do seu animalzinho.

cachorro doente sendo atendido na veterinaria

Que ração eu compro?

Os mercados e Pet Shops cada dia mais aparecem com novas marcas e sabores de rações. Mas como escolher a mulher para seu animal? Assim como os humanos, cães e gatos têm seus próprios gostos e paladares bem apurados, principalmente os gatos. 

Por isso, nem sempre a ração "mais cara" será aquela que seu animal irá gostar, muito menos que ela seja a melhor de todas. Assim como as muito baratinhas podem não vir com todos os nutrientes necessários para seu animal. Por isso, a qualidade é o que mais importa. Sempre leia os rótulos das rações antes de comprar e leia a tabela nutricional de cada uma. Evite aquelas que vem com muito corante. As rações "muito coloridas" podem chamar a sua atenção, mas podem causar alergia em certos animais. 

Leve sempre em conta a idade, o peso, a personalidade e o ritmo de atividade física que ele faz. Cada ração pode interferir de modo positivo ou negativos nesses fatores. 

As rações de hoje em dia são classificadas em Econômicas, Premium e Super Premium. E claro, cara uma delas vem com diferencias enormes no valor. Escolha de acordo com as necessidades do seu animal. Se possível, pergunte no Pet Shop se não tem amostra grátis antes de comprar um saco maior, assim você saberá, com certeza, se o seu animal, vai realmente gostar daquela ração ou não. Algumas empresas deixam essas amostras para divulgar melhor o produto. 

Diferença em rações secas e úmidas

As rações secas são aquelas em grãos, as úmidas são as vendidas em forma de sachês ou patês. Claro que as rações úmidas chamarão mais atenção do seu animal, pois tem cheiro e sabor mais atraentes, principalmente para os gatos.

Porém, por conterem um valor elevado de gordura em sua composição só devem ser oferecidas esporadicamente. Como prêmio ou recompensa, por exemplo. Ou como se fosse se filho humano quando uma vez ou outra você o leva em algum fastfood e o resto da semana come a comida de casa. É nesse ritmo que você deve usar as rações úmidas. 

Outras coisas importantes

Leve em conta a idade do seu animal. Se for filhote não dê rações de adultos e vice-versa. Se for idoso, modifique para rações específicas para idade dele, pois terão nutrientes necessários para a idade de um cão ou gato mais velho.

 

Falando em gatos, existem as rações próprias para os gatos castrados para evitar que engordem muito após a castração. Assim como existem rações light para os animais em processo de dieta alimentar e antialérgicas para aqueles que são mais sensíveis a certos componentes. 

Caso seu animal não se dê com nenhuma ração industrializada converse com seu  Médico Veterinário uma forma de introduzir Alimentação Natural (AN) para que o animal continue saudável, bem alimentado e nutritivo o suficiente. E até para saber que tipo de comidas eles podem consumir ou não.

gato e cachorro filhotes comendo com orientações do veterinário
ração animal orientada pela veterinaria

Alimentação Natural

Em algumas ocasiões seus animais terão que passar por uma dieta Alimentação Natural (a chamada AN). Seja por conta de alergia a rações ou alguma doença gastrointestinal.

 

Tudo dependerá da avaliação e do aconselhamento do seu Médico Veterinário. Verifique com ele o que seu animal pode ou não comer durante uma dieta de alimentação natural.

 

Lembrando que existem alimentos que são perigosos e até fatais se forem consumidos por seus Pets, por isso, seguir o conselho do Veterinário é imprescindível! 

Cão comendo alimentação natural indicado pela clinica veterinaria
bottom of page